quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Saúde: o número de leitos no Pará e no Brasil

Hospitais Regionais, Nova Santa Casa e Hospital Jean Bitar 
Um dos graves problemas da saúde no Brasil é a falta de infraestrutura e principalmente, de leitos para atender uma população que hoje, segundo o IBGE, é superior a 200 milhões de habitantes. O problema não está somente na falta de profissionais de saúde, como insiste o Governo Federal, jogando essa importante classe contra a população brasileira, mas sim, está na ausência de investimentos em Hospitais e infraestrutura por parte do Governo Federal.

Na contramão dessa triste realidade no Brasil, o governador Simão Jatene, ainda em seu primeiro governo, entregou à sociedade, os hospitais regionais de média e alta complexidade de Ananindeua, Santarém, Marabá, Altamira, Redenção, Breves, além de hospitais menores em Tailândia e outros municípios, o que, por óbvio, aumentou a oferta do número de leitos no interior e diminuiu a pressão sobre Belém.

Em seu atual governo, o primeiro desafio na área da saúde, foi acabar com a fila dos renais crônicos no tratamento de hemodiálise, com a criação do Hospital Monteiro Leite, especializado neste tratamento em Belém e a instalação de dezenas de cadeiras de hemodiálise no Hospital das Clínicas, Ophir Loyola, Santa Casa e Barros Barreto, bem como nos Hospitais Regionais de Santarém, Altamira, Marabá, Breves, Tucuruí, Redenção e outros do interior, que obviamente, descentralizou o atendimento.

Longe de achar que está tudo bem, em sua atual gestão no Governo do Pará, os investimentos na área da Saúde já chegam a R$ 656 milhões e o número de leitos aumentou e aumentará, significativamente com os já entregues, Hospital Jean Bittar e a Nova Santa Casa. Em dezembro entra em funcionamento o Hospital Galileu, em Ananindeua. Estão em obras o hospital Abelardo Santos, em Icoaraci, o Hospital de Oncologia Infantil, na avenida Magalhães Barata, que por sinal, a obra iniciada no primeiro governo Jatene, passou 4 anos abandonada no Governo Ana Júlia e agora já foi retomada. 

Além disso, o governo está reformando e ampliando o Ophir Loyola e construindo, dois novos Hospitais Regionais de média e alta complexidade, em Itaituba e Castanhal.

Ao todo, até o final do governo, haverá um incremento de mais de mil leitos hospitalares no Estado.

Ainda sim, sabe-se que não se pode parar por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enriquecer o blog com seu comentário e opinião.