quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Mercado de São Brás: uma joia no centro de Belém.

Mercado de São Brás
Recentemente, o amigo Nicias Ribeiro mostrou em seu perfil no Facebook uma belíssima foto do Mercado de São Brás, em Belém e lembrou o quão belo é o centenário prédio.

Construído entre 1910 e 1911, o mercado foi concebido ao lado do fim da linha da ferrovia Belém/ Bragança, em função da grande movimentação comercial gerada pela mesma na região. Na época, o mercado dividia com o Ver-o-Peso, a tarefa de abastecimento da cidade.

A obra de arte arquitetônica é criação do arquiteto e engenheiro Filinto Santoro, que optou por uma estrutura de ferro, mesclando elementos Art Nouveau e Neoclássico. Além disso, o prédio possui escultóricos em ferro e azulejos decorativos. 

É de se ressaltar que na época, Antônio Lemos era o intendente de Belém, que cedeu o terreno para o arquiteto executar a importante obra. Filinto também foi o responsável por outras grandes construções em Belém, como o Palacete Augusto Montenegro e o Colégio Gentil Bittencourt.

A última reforma que o Mercado passou foi na gestão de Edmílson Rodrigues, mas foi na administração do prefeito Fernando Coutinho Jorge, em 1988, que o histórico prédio passou por sua última grande reforma, com mudanças significativas nos seus aspectos espaciais e de uso, que passou a contar com espaços destinados a teatro, comercialização e oficinas de administração municipal. A acústica e a grande movimentação de veículos na área não ajudou e logo o teatro foi desativado e o mercado fechado temporariamente.

Tombado pelo patrimônio histórico municipal e estadual em 1982, hoje o prédio do Mercado de São Brás espera por uma nova requalificação de sua função. Quem sabe, em breve não possamos ver o elegante prédio, transformado em um grande espaço de convívio para os moradores da capital paraense. A ideia de vê-lo transformado em um grande centro gastronômico, após uma reestruturação do prédio, é uma esperança que não morre. Talvez, o belíssimo prédio histórico e nossa riquíssima gastronomia mereçam um espaço nesse nível. Fica aqui a dica.

O Mercado de São Brás na cor azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enriquecer o blog com seu comentário e opinião.