terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Theatro da Paz: uma jóia da arquitetura em Belém

Uma jóia da arquitetura em Belém está fazendo 133 anos. É aniversário do Theatro da Paz. 
Fruto do ciclo da borracha - período de glória para a cidade de Belém -, hoje é o maior da região norte e um dos mais luxuosos do Brasil. Inaugurado em 1878, com o nome de Theatro Nossa Senhora da Paz, mais tarde se chamaria apenas Theatro da Paz.
Curiosidades: 
Você sabia que em 1904, o teatro sofreu alterações em sua fachada, onde foi retirado uma coluna do pátio frontal superior, que era em número de 7, ferindo os preceitos arquitetônicos do período neo-clássico, que pede numero par de colunas em frontarias (ver foto 1).
Cobrado pela Sociedade Artística Internacional, que mantinha o Teatro, o Governador da época Augusto Montenegro mandou demolir a fachada, que era um pátio coberto, e reconstrui-la recuando a fachada e retirando uma coluna, e no vácuo que ficou a mostra, antes preenchido por pequenas janelas, mandou botar bustos simbolizando as artes: Dança, Poesia, Musica e Tragédia, e ao centro o brasão de armas do estado do Pará, para fortalecer a simbologia republicana que estava enfim instaurada. Entretanto, suas linhas arquitetônicas gerais foram mantidas.
Maestro Waldemar Henrique
Dia 15 de fevereiro se comemora a fundação do Theatro da Paz e o nascimento do maestro Waldemar Henrique (1905-1995). A coincidência não passaria de mera curiosidade, não fosse o forte vínculo entre o músico e o teatro centenário. Dois grandes orgulhos do Pará.

 Theatro da Paz antes da reforma na sua fachada
Theatro da Paz com pintura amarela
Cor do Theatro fazendo jus ao nome
Theatro da Paz hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enriquecer o blog com seu comentário e opinião.