quarta-feira, 25 de maio de 2011

Seis milhões de reais separaram o Mangueirão do Barcelona

O amistoso entre Barcelona e Corinthians, em comemoração ao centenário do clube paulista, esteve prestes a ser realizado no estádio Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém. A informação é do secretário adjunto da pasta de esporte e lazer do Estado, Christian Costa, que acrescentou que o valor que o Governo do Estado teria que desembolsar para o clube catalão desembarcar na cidade foi o que embargou a negociação: 2,6 milhões de euros, quase seis milhões de reais. Costa disse que foi contactado pela diretoria do F. C. Barcelona para falar sobre as condições do Mangueirão. O jogo seria realizado no Pacaembu (SP), mas, na última sexta, o Barcelona recusou a proposta pela exaustão de seus jogadores ao final da temporada.
Segundo o secretário, na terça-feira da semana passada, ele recebeu uma ligação de José Daniel, diretor de marketing do time espanhol. Como o Pacaembu foi impedido de receber a partida, o Barcelona buscou estádios alternativos. "Não sei de detalhes dessa situação do Pacaembu, mas fui contactado por conta do Mangueirão. No domingo, o estádio foi mostrado pela Rede Globo, que transmitiu o Grande Prêmio de Atletismo ao vivo e isso foi uma vitrine para o Pará", observou o secretário.
O que impediu a capital paraense de receber o clássico mundial foi o valor da contrapartida que o Estado teria de entrar. A cota paraense seria de 2,6 milhões de euros, o equivalente a quase R$ 6 milhões. O governo do Pará poderia repor esse valor a partir da vendagem dos ingressos para a partida, entretanto, o pagamento ao Barcelona deveria ser feito hoje, coincidindo com o vencimento dos servidores do Estado. "Conversei com o governador Simão Jatene, mas, mesmo sendo uma oferta irrecusável, tivemos que desistir por conta dos nossos servidores", lamentou Christian Costa.
Mesmo assim, para o secretário, o convite feito pelo time catalão mostra como os promovedores de eventos esportivos internacionais avaliam o Mangueirão e a cidade de Belém, o que abre perspectivas para a Copa do Mundo de 2014. "Isso é um grande sinal pra gente. Quer dizer que nosso estádio está apto para grandes eventos. E isso já se adianta para a Copa do Mundo de 2014. Já imaginou a Seleção da Espanha treinando em Belém?."
O jogo entre Barcelona e Corinthians seria quatro dias depois da final da Liga dos Campeões da Europa, entre Manchester United e "Barça", no sábado, na Inglaterra. Caso a partida se confirmasse, a capital paraense receberia os dois times completos, com todos os titulares, ou seja, o gramado do Mangueirão poderia ser palco de mais uma grande atuação do craque argentino Lionel Messi, eleito melhor jogador do mundo pela Fifa em 2009, além de todo grande elenco do time catalão, base da Seleção da Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enriquecer o blog com seu comentário e opinião.