quinta-feira, 9 de junho de 2011

Opinião: O vexame brasileiro no caso Cesare Battisti

Por Marcus Atayde

O Supremo Tribunal Federal (STF) submeteu todos os brasileiros a uma vergonha, na noite de ontem. Se já não bastasse dar abrigo a um terrorista e assassino, determinou a soltura do ex-ativista italiano Cesare Battisti, que estava preso há quatro anos no país.
A atitude vergonhosa, imediatamente, causou revolta na população e no governo italiano, que lamentou profundamente a decisão e a agora anunciou que levará o caso à Corte Internacional de Justiça (CIJ) de Haia, na Holanda. A Itália está ameaçando ainda boicotar o Mundial no Brasil em 2014.
A decisão do Governo Italiano reflete o tamanho do absurdo que o Brasil está cometendo, primeiro em dar abrigo a Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos.
Acho que o Brasil não é a Justiça do Mundo para julgar casos de estrangeiros condenados em seus países. O país deveria deixar que a Itália decida sobre o futuro de Battisti e não simplesmente dar abrigo a um terrorista e muito mais que isso, comprar uma briga diplomática com um país que tínhamos uma boa relação.
Vejo que a decisão pode ter conseqüências desagradáveis ao Brasil, uma vez que poderá abrir precedente a outros criminosos e terroristas. Claro que isso não significa que o país poderá dar abrigo a todos, mas o que preocupa é o estimulo que pode estar se dando a esses “fora da lei”, em ao menos vir para o Brasil ilegalmente e tentar abrigo no país.
Para completar o absurdo, vai ser protocolado no Ministério da Justiça um pedido de visto permanente para Battisti. No momento, o ex-ativista está no país como imigrante ilegal.

3 comentários:

  1. Constituição Federal: "não será concedida extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião;" baseado nisso o Lula deixou ele aqui, alem dele ter sido julgado por 2 assassinatos que ocorreram ao mesmo tempo em locais distintos, o gera um Certo tom de "tem coisa errada ae" Acho que os defensores da Italia esqueceram o Cacciola né... Vc é jornalista?

    ResponderExcluir
  2. O Brasil é pródigo em acolher todo tipo de canalhas. Foi assim com Ronald Biggs na década de 70' e continua assim com Cesare Battisti.
    Gostaria de saber quem está pagando os advogados do Sr. Battisti, sua excelência o ex-Deputado do PT José Eduardo Greenhalgh é um profissional muito caro, diga-se o banqueiro Daniel Dantas.

    ResponderExcluir
  3. Quatro assassinatos são atribuídos à PAC(Proletariados Armados pelo Comunismo), ele foi julgado por participar(não obrigatoriamente diretamente) dos assassinatos, mas em apenas 01 a participação direta foi comprovada. Comprovada por uma de suas vítimas, na época uma criança de 13 anos que foi baleada e está paraplégica desde o fato.

    ResponderExcluir

Obrigado por enriquecer o blog com seu comentário e opinião.