Na última quarta-feira (22), a Justiça Federal anulou a concorrência pública realizada em 2006, que selecionou a Construtora do Projeto Portal da Amazônia, da Prefeitura de Belém. A notícia foi divulgada na tarde desta segunda (27) pelo Ministério Público Federal no Pará. Em conseqüência, foi anulado o contrato entre a Prefeitura e a Construtora Andrade Gutierrez. A Justiça também considerou nulas as licenças ambientais concedidas para a obra pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).
O Portal da Amazônia, como a Prefeitura denominou a obra, é composto por dois grandes projetos: a macrodrenagem da Estrada Nova e a Orla de Belém, que teria uma extensão de mais de 6 Km, partindo do início da Av. Bernardo Sayão na Cidade Velha e chegando até a Universidade Federal no Guamá. No entanto a obra, assim como diversas obras em Belém, caminha a passos de tartaruga, talvez no aguardo das próximas eleições para ganhar um fôlego a mais, como sempre acontece.
Vale lembrar que as obras do Portal iniciaram-se no dia 14 de dezembro de 2006, ou seja, vai completar 5 anos e a mesma não chegou se quer a metade de sua execução, com muito desperdício de dinheiro público e descaso das autoridades responsáveis.
Tendo como exemplo este projeto, não fica difícil saber o porquê Belém está cada vez mais atrasada em relação as outras capitais do país. E a realidade é mais cruel quando comparamos o crescimento em infra estrutura de cidades como Manaus e São Luis, que são nossas vizinhas. Belém simplesmente parou no tempo em decorrência da inoperância, principalmente do poder executivo municipal.
Enquanto isso, a área que é uma das mais pobres da capital, continua sem o importante projeto de macrodrenagem da Estrada Nova e que tiraria dezenas de milhares de pessoas da lama. Uma coisa é certa, a população não agüenta mais a obra continuar parada. Quer vê-la andar e o mais breve possível trazer todos os benefícios que os bairros contemplados tanto necessitam.
Projeto em andamento ha quase 5 anos |
Que bom que começamos a ser em "muitos" a nos preocupar com a nossa cidade e seus problemas.
ResponderExcluirObrigada pela força
abs
Dulce Rosa