domingo, 5 de junho de 2011

Um projeto que cairia muito bem em Belém...

O Governo do Estado de São Paulo divulgou semana passada, o projeto de monotrilho que ligará o Aeroporto de Congonhas ao Estádio do Morumbi. Estava olhando o projeto descritivo e foi impossível não comparar a situação apresentada na capital paulista com Belém. 
Assim como em São Paulo, um projeto deste porte e inteligência, cairia muito bem nas avenidas, Júlio César, ligando o aeroporto ao centro; Av. Augusto Montenegro e Almirante Barroso, ligando o Distrito de Icoaraci ao centro de Belém.
A capital paraense precisa urgentemente de uma solução, entretanto precisamos estar ciente que não podemos nos dar o luxo de darmos uma solução provisória. É preciso que a solução a ser encontrada seja pensando Belém para 20 ou 30 anos. A meu ver, o único projeto capaz disto, é a implantação de terminais de integração e monotrilhos, ligando os principais centros.
Aqui fica a dica!




 



4 comentários:

  1. Será mesmo que seria a solução?

    Manaus planejava implantar um monotrilho, com custo de mais de 1 Bi de reais, 22 Km's e com uma capacidade de transporte de 250 mil pax/dia. Em Belém está proposto a criação de um BRT com uma capacidade de aproximadamente 450 mil pax/dia/sentido/corredor; com um custo menor e com aproximadamente 43km de extensão contemplando a Br, almirante e Augusto Montenegro.
    Imagino que Belém não precisa de um monotrilho, o BRT é momentaneamente a melhor opção, mas se for para se pensar em algo a longo prazo, um trem metropolitano ou metrô leve suspenso seriam a melhor escolha.

    ResponderExcluir
  2. Caro Luiz,
    o grande mal dos Belenenses é pensarmos pequeno demais. Esquecermos talvez que a cidade cresce de uma forma assustadora. Gastar dinheiro com uma solução temporária é desperdiçar tempo e recursos públicos.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o caro amigo Marcus Atayde: Os belenenses não devem pensar pequeno demais. Devemos buscar obras q tragam grandes melhorias futuras. BRT PODE SER BOM, MAS MONOTRILHO É INDISCUTIVELMENTE MELHOR.Vamos pensar GRANDE.

    ResponderExcluir
  4. O povo de Belém deve pensar e buscar coisas MAIORES.
    Crescer, buscando igualar-se grandes cidades do Brasil, com uma visão ampla de futuro. O BRT é algo bom para cidade,mas o MONOTRILHO é indiscutivelmente MUITO MELHOR.
    Belém precisa se desenvolver, ampliar seus horizontes.

    ResponderExcluir

Obrigado por enriquecer o blog com seu comentário e opinião.