A Bienal Internacional de Arquitetura (BIA) de São Paulo já tem data confirmada: de 02 de novembro a 04 de dezembro de 2011.
Em sua 9.ª edição, a exposição deverá acontecer no prédio da Oca, dentro do Parque do Ibirapuera, e em estações de metrô e ruas de São Paulo, além de unidades do Sesc no interior paulista.
A realização da BIA 2011 esteve incerta desde agosto de 2010, quando o departamento paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SP), que organiza o evento, recebeu uma cobrança de dívida de R$ 164 mil por parte da Fundação Bienal, mantenedora do prédio onde a exposição ocorreu em suas últimas edições.
Em represália ao impasse financeiro, os diretores da fundação comunicaram ao instituto, em setembro do mesmo ano, que não poderiam ceder o espaço à exposição porque ele estava reservado para outro evento.
A partir daí, o IAB-SP começou a buscar outro local, além de patrocinadores.
Em março de 2011, enfim, a Prefeitura de São Paulo comunicou que o prédio da Oca está disponível para o IAB-SP.
"A não realização no prédio da Bienal sacramentou o próprio caminho da exposição, marcou uma nova fase", disse o arquiteto Valter Caldana, atual diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie, nomeado curador da 9ª BIA.
Com o tema “Arquitetura Para Todos - Construindo Cidadania”, essa deverá ser a primeira Bienal de Arquitetura a ocupar as ruas de São Paulo.
Além disso, os usuários do metrô poderão conferir projetos e maquetes da construção das principais estações paulistanas.
E, no prédio da Oca, estão confirmadas exposições de arquitetura de 12 países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por enriquecer o blog com seu comentário e opinião.