quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Público poderá montar cidade de Lego durante a Bienal Internacional de Arquitetura

Cidade Lego
Quem visitar a 9.ª edição da Bienal Internacional de Arquitetura (BIA) de São Paulo, entre os dias 02 de novembro a 04 de dezembro de 2011, poderá participar da construção de uma cidade feita totalmente por peças do brinquedo de montar Lego, que ficará a disposição dos visitantes para alteração a qualquer momento.
Segundo a empresa, a "cidade" ocupará uma área de 18 m X 1,5 m e será criada de forma livre e democrática. O objetivo é que a cidade siga o tema da BIA 2011: "Arquitetura para Todos: Construindo Cidadania". O público que passar por lá poderá desmontar e reconstruir prédios ou pontes, com o objetivo de que as pessoas reflitam sobre os impactos positivos e negativos na cidade após cada intervenção.
Duzentas mil peças de Lego de diversos tamanhos ficarão disponíveis. O público contará com o auxílio de estudantes de arquitetura, que farão a monitoria da exposição e devem instruir as pessoas a como montarem a cidade em escala correta, entre outras técnicas.
A exposição acontece no prédio da Oca, dentro do Parque do Ibirapuera, e em estações de metrô e ruas de São Paulo, além de unidades do Sesc no interior paulista.

Lego Arquitetura
 
A história da atual série LEGO Architecture ® pode ser rastreada até o início da década de 1960, quando a popularidade do tijolo LEGO ainda estava cada vez maior. Godtfred Kirk Christiansen, o então proprietário da empresa, começou a procurar maneiras de expandir ainda mais o sistema LEGO, e pediu a seus designers para chegar a um conjunto de novos componentes que gostaria de acrescentar uma nova dimensão para a construção de LEGO.
Sua resposta foi tão simples quanto revolucionária foi: cinco elementos que combinava com os tijolos existentes, mas foram apenas um terço da altura. 'Placas' essas novo edifício, foi possível construir modelos mais detalhados do que antes.
Esta maior flexibilidade LEGO pareciam combinar com o espírito da época, onde arquitetos modernistas foram redefinindo a forma como casas estavam, e as pessoas estavam tomando um interesse ativo no projeto de sua casa de sonho. Foi a partir dessas tendências que a linha "Maquete" o LEGO nasceu no início de 1962.
O nome em si era um link direto para a forma como os arquitetos e engenheiros trabalharam, e esperava-se que eles e outros iria construir os seus projectos "à escala" em elementos LEGO. Tal como acontece com LEGO Architecture hoje, os conjuntos originais foram projetados para serem diferentes do normal brilhantemente caixas coloridas LEGO, e incluiu também um livro de arquitectura para a inspiração.
Embora os cinco elementos continuam a ser parte integrante do sistema de construção LEGO hoje, a linha 'Maquete' foi extinto em 1965, seria mais de 40 anos antes de seus princípios seria revivido na série LEGO Architecture que conhecemos hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enriquecer o blog com seu comentário e opinião.