quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Governador quer acelerar obras do "Ação Metrópole"

No início do mês de dezembro, o governador Simão Jatene sancionou a Lei nº 7.573, a qual criou o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), vinculada a Secretaria Especial de Estado de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável. Com a medida, o governador espera acelerar as obras do projeto Ação Metrópole, que tem como objetivo implantar o Sistema Integrado de Transporte da Região Metropolitana de Belém.
O Núcleo será responsável pelo planejamento e gerenciamento da conclusão do projeto Ação Metrópole. O NGTM já existia, mas não como unidade gestora. A necessidade da mudança se dá, segundo o governador Jatene, em decorrência do entendimento do mesmo de que, para trabalhar de uma forma mais eficiente um projeto dessa magnitude, era necessário dar a devida importância e criar uma unidade gestora.

Ação Metrópole
O principal objetivo do projeto "Ação Metrópole" é implantar o Sistema Integrado de Transporte da Região Metropolitana de Belém, as vias complementares e demais obras de infreaestrutura de tráfego e transporte, bem como planejar e implementar o modelo de gestão para esse sistema.
Busca-se com isso, melhorar a mobilidade interna da Região Metropolitana de Belém (RMB), utilizando ônibus articulados, caneletas e/ou faixas exclusivas e integração física-tarifária em terminais, estações e paradas. O projeto está na segunda fase, para a qual estão previstos R$ 330 milhões em investimentos. Para esta segunda etapa estão previstas a implantação do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano, que inclui corredores estruturados, terminais de integração e a parte operacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enriquecer o blog com seu comentário e opinião.