quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

IPHAN consulta a sociedade para escolha de pintura do Mercado Ver-o-Peso


A pintura de Lomont (1940) mostra um Mercado em tons
de amarelo (canário) e torres azuis (azul celeste); LOMONT.
Óleo sobre tela, década de 1940 (Fonte: Coleção Particular)
Conhecido popularmente como Mercado de Peixe, o Mercado de Ferro faz parte do imaginário do povo paraense como um dos símbolos da cidade de Belém. O conjunto arquitetônico e paisagístico do Ver-o-Peso foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN no ano de 1977.

Em 1897, a empresa La Rocque Pinto & Cia venceu a concorrência para a construção deste edifício exemplar do período artístico da Belle-Époque, seguindo a tendência francesa de art nouveau. Toda a estrutura em forma de dodecágono do Mercado foi importada da Europa, pesando aproximadamente 1.133.389 toneladas, e feita em zinco veille-montaine.

No ano de 1892 a obra teve início, sob a responsabilidade dos Engenheiros Bento Miranda e Raimundo Viana, que montaram todo o conjunto no local, uma vez que o Mercado foi comprado de firmas de Nova York (USA) e Londres (Inglaterra).

Desde janeiro de 2012 o IPHAN deu início à obra de Restauração e Conservação de Mercado de Ferro / Mercado de Peixe do Ver-o-Peso. Ao realizar as prospecções e cortes estratigráficos no local, os técnicos verificaram que uma intervenção anterior havia utilizado um processo de jateamento no ferro causando a perda de referência cromática. Foi feita, então, uma pesquisa com imagens e pinturas antigas do Mercado, mostrando que o mesmo já usou diversas cores em seu revestimento. Em épocas mais recentes, tem prevalecido a composição de azul (azul celeste, azul céu, azul oceano) e cinza (platina), conforme apresentado no site http://www.ufpa.br/cma/verosite/index.html.

Assim, o IPHAN apresenta uma proposta inovadora de convidar a comunidade a opinar sobre as cores a serem adotadas para a pintura do Mercado de Ferro. Aqui fica o convite: Olhe, reflita, escolha e dê sua opinião no site. Para facilitar, apresentamos algumas simulações de cores que vão lhe ajudar na visualização.


(Fonte: Ver-o-Site)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enriquecer o blog com seu comentário e opinião.