Em detalhe, a segunda e maior ponte sobre o Lago Água Preta |
As obras de prolongamento da Avenida João Paulo II, em Belém, que interligará a capital à Região Metropolitana e garantirá mais fluidez ao trânsito, renova as esperanças da população que há anos aguarda por uma solução eficaz para o escoamento de veículos na saída da cidade.
O projeto do Governo do Estado deverá entregar 4,7 quilômetros de avenida, estendendo a mesma da Passagem Mariano até o viaduto do Coqueiro (BR-316 com Rod. Mário Covas), no município de Ananindeua; e ficará com duas pistas, três faixas por sentido, ciclovia e calçadas em ambos os lados, além de duas pontes, uma a 60 metros da Passagem Mariano, transpondo a ponta do Lago Bolonha, e a outra a 200 m da Rua da Pedreirinha, transpondo a ponta do Lago Água Preta.
Perfil Viário |
A nova via de acesso à capital paraense dará suporte para a implantação do Bus Rapid Transit (BRT) Metropolitano, além de, depois de pronto, garantir proteção ao Parque Ambiental do Utinga e aos mananciais que abastecem Belém, os lagos Bolonha e Água Preta. Para isto, a nova João Paulo II, contará com um eficiente sistema de coleta e filtragem da contribuição das bacias de águas pluviais, hoje lançadas diretamente no Parque do Utinga, o que diminuirá a contaminação dos mananciais da cidade e reduzirá o índice de doenças causadas por mosquitos, trazendo mais qualidade de vida para a comunidade.
Detalhamento do prologamento |
Com tudo isso, o projeto é marcado pela modernidade e arrojo, onde além da preocupação ambiental, a concepção urbanística prevê uma composição paisagística que se harmonizará com a do Parque, levando a área a se tornar uma das mais belas de Belém e, somada à nova proposta do Parque Ambiental do Utinga, se tornará um ponto de contemplação da natureza, entretenimento, esporte e lazer.
Projeção da 4º pétala a ser construída no viaduto do Coqueiro |
Perspectiva da nova avenida João Paulo II |
É importante salientar que, além da nova avenida, sete vias que completam o sistema de mobilidade serão requalificadas com pavimentação, drenagem e iluminação pública. São elas: Rua Euclides da Cunha (entre Av. João Paulo II e Av. Almirante Barroso); Rua Moça Bonita (entre Av. João Paulo II e Almirante Barroso); Avenida João Paulo II (entre as ruas Moça Bonita e do Fio); Rua do Fio (entre João Paulo II e Almirante Barroso); Passagem Simões (entre Rua do Fio e Av. João Paulo II); Rua da Pedreirinha (entre Passagem Francisco Novaes e Av. João Paulo II) e Passagem Tancredo Neves (entre Rua da Pedreirinha e Av. Ricardo Borges).
Outro ponto muito importante, é que o projeto inicial deste prolongamento previa a desapropriação de pelo menos 500 casas até Ananindeua. Entretanto, o diretor do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), garantiu que serão desapropriadas apenas 50 residências.
Licença Ambiental
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), já liberou a Licença Prévia e de Instalação para as obras de prolongamento da Avenida João Paulo II. O edital de formalização do licenciamento foi publicado nesta quarta-feira (13), no Diário Oficial do Estado (DOE), e em jornais de grande circulação.
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