sexta-feira, 27 de março de 2009

Criminalização da violência nos estádios

Impunidade justifica a violência

Não é de hoje que pais evitam levar a família nos estádios de futebol brasileiros. O medo da violência e sensação de insegurança afasta cada vez mais as famílias dos campos de futebol.
Até hoje já ouvimos várias opiniões e criticas sobre o rumo que está se tomando a violência nos estádios. No entanto a meu ver pouco foi colocado em pratica ate o momento.
Toda grande obra começa-se com um projeto bem elaborado e que tenha uma base de sustentação. A meu ver, a base de sustentação deste projeto gira em torno de uma palavra – Criminalização. As pessoas que vão aos estádios com o intuito de brigar, devem ser vistas criminosas, logo um perigo em potencial a sociedade. E mais do que isso estas pessoas devem responder criminalmente por tudo que cometer.
O que acontece hoje é que estas pessoas arranjam confusão antes e depois de entrarem nos estádios, vitimando pessoas inocentes no caminho. E quando a polícia consegue identificar e prende-los, no mesmo dia estão soltos e de volta a sociedade.
Por isso vejo o projeto do cadastramento de torcedores como uma boa iniciativa do governo federal. É muito fácil criticar as idéias dos outros, entretanto difícil é apresentar soluções. Logo toda a idéia que vier na tentativa de criminalizar estas pessoas vestidas com camisas de times de futebol.
Agora a sociedade deve contribuir com o projeto para que o mesmo tenha a verdadeira intenção alcançada. Mas espero que esta iniciativa seja apenas a primeira de várias modificações, inclusive em nosso código penal, a serem realizadas, sempre em conjunto – governo, clube e sociedade. Só assim conseguiremos vencer esta batalha, para que no final só quem saia ganhando seja os torcedores brasileiros e a única derrota seja dentro das quatro linhas do campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enriquecer o blog com seu comentário e opinião.