sábado, 25 de julho de 2009

Itaipu: E o Brasil só se "fu"...


A “amizade” de Lula com os presidentes dos países vizinhos, irá custar ao bolso do povo brasileiro mais uma vez. Primeiramente foi o 'companheiro' Morales que expulsou a Petrobras da Bolívia e o Brasil não fez praticamente nada. Agora é a vez do governo paraguaio fazer o que quer com o governo brasileiro, em relação a Itaipu e o presidente Lula, fazer de conta que nada esta acontecendo.
Simplesmente há alguns meses atrás, quando assumiu a presidência do Paraguai, Fernando Lugo, afirmou que iria impor novos preços a venda de sua parte na energia de Itaipu, onde atualmente o Brasil paga 120 milhões de dólares anualmente. E o governo Paraguai conseguiu o queria. O presidente Lula na época afirmou que não aceitaria uma imposição por parte do governo paraguaio, a qual o Brasil saísse no prejuízo. E passados alguns meses foi exatamente o contrário que aconteceu esta semana.
Lula deixou com que a imprensa parasse de noticiar sobre o assunto e somente esta semana, assinou um acordo com o presidente paraguaio, a qual o Brasil se compromete pagar três vezes o valor que paga atualmente, ou seja, 360 milhões de dólares anualmente, um aumento de 200%. O acordo prevê ainda que o Brasil se compromete em financiar projetos de infra-estrutura no Paraguai e ainda permitir acesso privilegiado do Paraguai em seu mercado.
O presidente brasileiro considerou histórico o acordo, só não disse a quem. Pois a assinatura deste acordo, a meu ver, o Brasil não obteve a mínima vantagem, uma vez que vai ter que pagar o triplo do que pagava anteriormente, retirar recursos do país para investir no Paraguai e ainda acumula uma dívida por parte do país vizinho, da época da construção da hidrelétrica, onde na oportunidade os paraguaios emprestaram 18 milhões de dólares do Brasil no financiamento da obra. Ou seja, o Brasil financiou a construção de Itaipu, paga pelos 45% de energia vendida pelo Paraguai e ainda é obrigado a investir naquele país.
Tudo isso não passa de mais uma afronta ao povo brasileiro, onde vê o seu presidente afirmar que precisamos ajudar nossos vizinhos a se desenvolver, enquanto que no próprio Brasil, ainda existam muitas pessoas desempregadas, sem um teto para morar ou ate sem um prato de comida; e ainda cidades sem o mínimo de infraestrutura básica de esgoto sanitário. Pura falta de respeito com o brasileiro que cada vez mais paga impostos e não vê retornar em investimentos no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enriquecer o blog com seu comentário e opinião.