Para especialistas uma das explicações para o momento conturbado que o PT está vivendo atualmente, seria que o Partido dos Trabalhadores de hoje, é resultado de uma trajetória comum aos partidos da oposição, e neste caso também de esquerda, que chegam ao poder, e têm que conviver com as responsabilidades de um governo e as benesses do poder.
No entanto tudo isso ainda pode parecer muito superficial para explicar o declínio de um histórico partido político brasileiro. Criado com o propósito de defender o trabalhador, o PT de hoje não é nem sombra do PT dos anos 80. Hoje o partido troca ideologias por cargos no poder, nem que para isso tenha que tornar revogável o irrevogável.
A história do Partido dos Trabalhadores confundi-se com o seu principal personagem do partido: Luis Inácio Lula da Silva – Operário, líder sindical e que sempre defendeu as causas dos trabalhadores brasileiros enquanto esteve do lado da oposição. Quando eleito, em 2002, Lula e o PT representavam a esperança de milhões de brasileiros, cansados de verem um Congresso repleto por escândalos de corrupções, mais que isso, Lula, representava o trabalhador brasileiro no poder.Ao passar do tempo, viu-se que tudo não passava de um sonho. As ideologias socialistas, deram lugar a um Lula mais “refinado” e principalmente com uma outra mentalidade política, o que lhe rendeu apoio de setores da sociedade que no passado ameaçavam sair do país, caso Lula chegasse ao Palácio da Alvorada.
Hoje assistimos o governo petista dar continuidade a política econômica do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, tão criticado por Lula, quando o mesmo era oposição. Programas como Bolsa Escola, Luz no Campo, apenas mudaram de nome, tornando-se Bolsa Família e Luz para Todos. O Senado brasileiro nunca esteve com tantos escândalos de corrupções em sua história, tendo o governo como principal cúmplice dos fatos, por encontrar-se engessado pelo seu principal aliado, o PMDB de Sarney, que por diversas vezes foi chamado de ladrão por Lula.
No maior de todos os escândalos – O mensalão – Lula se viu obrigado a passar por desinformado, para que a culpa caísse em apenas alguns membros do PT. No entanto, o presidente sabe que nunca o Brasil tinha assistido a uma denúncia de corrupção tão grave e de proporções que por muito menos já levaram um presidente ao Impeachment.
Abatido, o PT de hoje sobrevive às sombras do presidente, o que me faz pensar que Lula priorizou o seu projeto pessoal em detrimento ao partido. Onde agora, após diversas perdas de nomes importantes e históricos no partido, o presidente Lula acredita ter no assistencialismo do Bolsa Família – um verdadeiro Bolsa Esmola –, a chave da vitória para as eleições presidenciais no ano que vem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por enriquecer o blog com seu comentário e opinião.