O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Projetos Estratégicos (Sepe) e do projeto Ação Metrópole, pretende investir R$ 940 milhões, com o aporte da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), para colocar em funcionamento dois corredores expressos de ônibus e implantar o sistema dos BRT - ônibus articulados como os que existem em Curitiba, que visam unificar o transporte coletivo urbano.
Segundo o secretário de projetos estratégicos do Estado, Sidney Rosa, a contratação do empréstimo será ainda este ano e em 2012, será iniciado o cronograma de obras que deve se encerrar em 2014.
O Estado entrará com R$120 milhões e os japoneses (Jica) com o valor de R$320 milhões em investimentos.
O ‘Ação Metrópole’ irá utilizar ônibus com canaletas próprias de articulação, o que diminui o número de ônibus, paradas e torna o tempo de trajeto menor. Esse modelo de BRT (sigla que significa trânsito rápido de ônibus) se encaixa na nossa realidade por ter um custo menor e transportar mais passageiros.
Com o sistema BRT, o Governo do Estado tem a intenção de obter pagamento por créditos de carbono, onde o projeto belenense seria o terceiro no Mundo.
Segundo o secretário de projetos estratégicos do Estado, Sidney Rosa, a contratação do empréstimo será ainda este ano e em 2012, será iniciado o cronograma de obras que deve se encerrar em 2014.
O Estado entrará com R$120 milhões e os japoneses (Jica) com o valor de R$320 milhões em investimentos.
O ‘Ação Metrópole’ irá utilizar ônibus com canaletas próprias de articulação, o que diminui o número de ônibus, paradas e torna o tempo de trajeto menor. Esse modelo de BRT (sigla que significa trânsito rápido de ônibus) se encaixa na nossa realidade por ter um custo menor e transportar mais passageiros.
Com o sistema BRT, o Governo do Estado tem a intenção de obter pagamento por créditos de carbono, onde o projeto belenense seria o terceiro no Mundo.
BRT em Curitiba |
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