segunda-feira, 28 de março de 2011

Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer de Avilês



Foi inaugurado neste sábado o Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer de Avilês, a primeira obra que leva o nome do arquiteto brasileiro na Espanha. Um espaço aberto ao mundo que possibilita o diálogo entre diferentes culturas.
O centenário arquiteto discursou no ato institucional de inauguração através de uma carta lida pelo seu neto, Carlos Oscar Niemeyer, na qual expressava seu desejo que o centro que leva seu nome "permita um belo diálogo entre diferentes modos de comunicação artística e uma interação entre diversas culturas".
Concebido como um imã capaz de atrair talento, conhecimento e criatividade. Deste ponto de vista, não será apenas uma porta de entrada de cultura universal, mas também uma ‘fábrica’ para produção de conteúdos, pois desde a celebração do Primeiro Foro Mundial de Centros Culturais em Avilés, o Centro Niemeyer trabalha em rede com alguns dos mais prestigiados centros culturais do panorama internacional.
A obra faz parte de um projeto de reordenação urbanística e regeneração econômica e que será motor de desenvolvimento da chamada ‘Ilha de inovação que transformará a margem do rio ocupada hoje por terrenos industriais.
O governo do principado das Astúrias e da Câmara Municipal de Avilés defendem que o projeto de transformação é o mais ambicioso da história recente da cidade, desenhado num urbanismo estratégico e dinamizador que deverá tornar-se um caminho para o século XXI.
O espaço conta com:
- Um auditório com capacidade para 1.000 pessoas
- Um espaço arejado para exposições
- Torre-mirante com sobre o rio e a cidade
- Edifício polivalente com cinema, salas para ensaios, reuniões e conferências
- Uma praça aberta que abrigará atividades culturais e recreativas com programação contínua, e que pretende ser o elo entre o Centro e a cidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enriquecer o blog com seu comentário e opinião.