quarta-feira, 22 de junho de 2011

Rio de Janeiro requalifica área portuária, tendo Estação das Docas como modelo

A cidade do Rio de Janeiro, dentro de uma política de revitalização da área portuária, que tem virado uma tendência nas grandes cidades mundiais, reurbanizará a área portuária através do Projeto que vem chamando de Porto Maravilha. 
Todos os prédios históricos, juntamente com a Praça Mauá, passarão por uma grande revitalização e restauração. O histórico Morro da Conceição que faz parte da história do nascimento da cidade do Rio de Janeiro e que guarda belos casarios será beneficiado com restaurações através do Projeto Novas Alternativas. 
O maior conquista nesse grande projeto de reurbanização, foi o projeto do Museu do Amanhã, que será assinado pelo famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava, que tem diversas obras espalhadas pelo Mundo. 
Assim como a Estação das Docas em Belém, que foi pioneira nessa reutilização da área portuária entre as cidades brasileiras, o Rio de Janeiro também transformará os armazéns do porto em um centro de gastronomia, lazer e cultural, fato este que eu já havia antecipado no Blog, com a matéria: Projeto arquitetônico da Estação das Docas é destaque no Rio. Não podemos deixar de ressaltar que o projeto carioca foi muito além do projeto paraense que se limitou apenas da requalificação do porto, sendo que no Rio o projeto incorpora toda a área histórica ao redor do porto, assim como fez também a cidade de Buenos Aires, na Argentina, que revitalizou todo o bairro do Puerto Madero, também mostrado neste blog, com a matéria: Estação das Docas ou "Puerto Madero?".
Não deixe de conferir os vídeos abaixo, que mostram o fantástico projeto do Museu do Amanhã e o Projeto Porto Maravilha.
(Texto: Marcus Atayde)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enriquecer o blog com seu comentário e opinião.