sábado, 24 de março de 2012

Governo anuncia prolongamento da João Paulo II

As obras para o prolongamento de 3,8 quilômetros da avenida João Paulo II começarão em outubro deste ano, da passagem Mariano ao viaduto da rodovia Mário Covas, incluindo uma quarta pétala de 300 metros de extensão (na rua da Pedreirinha), com acesso direto à BR-316 para quem vem de Ananindeua pela Mário Covas. Serão duas pistas com três faixas em cada sentido, ciclofaixas, calçadas reformadas, iluminação, sistema de drenagem, esgotamento sanitário, abastecimento de água, paisagismo, sinalização, duas pontes (sobre as pontas dos lagos Bolonha e Água Preta) e equipamentos públicos. Essa é mais uma etapa do projeto Ação Metrópole, com investimento de R$ 1,8 milhão em recursos do Estado. A previsão de entrega é no final do ano que vem.

Av. João Paulo II será prolongada até o viaduto Mário Covas,
 com a construção de mais uma pétala.

A notícia de que as obras começam ainda este ano é um alívio aos condutores que terão uma rota alternativaa partir da BR-316 pela avenida João Paulo II. Contagem de veículos feita pelo Ação Metrópole aponta o pico de 3.073 veículos por hora na BR-316. O diretor geral do Núcleo de Gerenciamento do Transporte Metropolitano (NGTM), César Meira, que gerencia o projeto, reforça que o prolongamento da João Paulo II viabiliza as obras na BR-316, pois a via se torna mais uma entrada ou saída de Belém. Paralelamente, o Governo conclui o prolongamento de mais duas vias: as avenidas Perimetral e Independência. 'É um grande projeto integrado, já que não se pode pensar nessas obras se não forem de forma conjunta para a Região Metropolitana de Belém (RMB). A Independência dará mais uma saída e entrada da cidade, então teremos como trabalhar na BR sem travar a cidade', disse ele.

Meira informa que o NGTM também já fez contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que planeja reduzir o canteiro central da BR-316 para alargar a pista. 'Já analisamos e quando chegarmos na BR-316 para a implantação do Bus Rapid Transit (trânsito rápido de ônibus, em inglês, um novo sistema de transportes), teremos de fazer poucos ajustes porque estará quase tudo pronto', afirmou Meira, referindo-se ao sistema integrado de transportes da Região Metropolitana de Belém, escopo do Ação Metrópole. Essa etapa está prevista para o início de 2014, com entrega do BRT do Ação Metrópole no segundo semestre de 2015. No início de 2016, o projeto está 100% operacional.
(Portal O Liberal)

3 comentários:

  1. Por que não prolonga essa avenida até a alça viaria???

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  2. Concordo amigo e o projeto é esse, mas em longo prazo. A curto prazo, é viável o prolongamento até o viaduto do Coqueiro com a criação de mais uma pétala neste. Lembro que há também o projeto da Avenida Independência que será prolongada até Marituba, saindo também na entrada da Alça Viária.

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  3. Quem pega esse engarrafamento todo dia na Br sabe que não é viável coisa nenhuma,pois o trnstorno começa depois do viaduto ou seja,levar a avenida até o viaduto é uma besteira pois não vai resolver nada todos os veículos vão se concentrar lá como já acontece,se ela seguisse direto até alça viária aí sim pois existem várias ruas de acesso a BR até Marituba os veículos seguiriam direto e quem quizesse pegar a Br antes de Marituba pegaria uma dessas ruas.

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