A quantidade de carros e prédios influenciam no barulho da cidade |
Na capital paraense, circulam, diariamente, mais de 380 mil
veículos. Somente entre os anos de 2008 e 2009, o número de automóveis
nas ruas aumentou 23%. Esse crescimento tem impacto imediato: engarrafamento
das vias e estresse de motoristas e pedestres, além de aumento do nível de
ruído, principalmente em horários de maior fluxo. Dados recentes do
Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) indicam que a frota de
veículos no Estado ultrapassou 1.000.000 em março de 2011, sendo 400 mil
veículos só na Região Metropolitana.
Em recente levantamento, o Instituto Brasileiro de Geografia
e Estatística (IBGE) apontou Belém como a capital nacional do ruído. Em Belém,
o ruído de tráfego é elevado a níveis que extrapolam os valores recomendados
pela Organização Mundial da Saúde (OMS).-
Na cidade de Belém, o processo de verticalização de
edificações se intensificou, nos últimos anos, como consequência da falta de
espaço horizontal. Os modernos projetos de edificações verticais investem em
prédios cada vez mais altos, em consequência da restrição cada vez maior dos
espaços horizontais, fato que colabora para um fenômeno conhecido como
"amplificação sonora causada pela reverberação urbana".
Os "desfiladeiros urbanos" contribuem para amplificar o
ruído de tráfego, em razão das múltiplas reflexões nas fachadas das edificações
que margeiam as vias de tráfego. A verticalização absorve vários problemas de ordem ambiental
existentes, por exemplo, o ruído de tráfego diário, problema que exerce
influência direta no sono e na qualidade de vida da população.
Alô candidatos a prefeito de Belém, quero saber o que vocês pensam sobre o rápido processo de verticalização edificações na cidade. E qual a proposta de vocês para que tenhamos uma cidade, neste sentido, mais agradável para quem mora aqui? Os Belenenses esperam pela resposta!
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