quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Mega prédio inteligente preserva casa do século 18


Após quatro anos de obras, o Edifício Pátio Victor Malzoni, aguarda apenas a licença final da Prefeitura para a sua grande inauguração. Situado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, uma das principais avenidas de São Paulo, o novo empreendimento é um marco na cidade por conseguir unir o moderno e o passado. O moderno, pela utilização das melhores tecnologias no que diz respeito a um prédio sustentável; o passado, por preservar casa bandeirista construída no século XVIII e tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).
Para tal, a solução que os arquitetos encontraram foi um vão central, de 30 metros de altura e 45 metros de largura, que garantiu tal preservação. O prédio em si é composto por um grande prisma retangular marcado por um pórtico gigante de 28 metros de altura por 41 metros de largura. Este pórtico permite a visualização e a valorização da sede da antiga fazenda que deu origem ao bairro e foi restaurada pelo empreendedor.

Maria do Carmo/Folhapress

Com uma imponente fachada de vidro, o edifício comercial de dezenove andares e seis subsolos conta com 40.000 metros quadrados de vidros de controle solar Cool Lite. 
As duas torres, com 19 andares cada uma, comunicam-se a partir do nono andar por uma coluna central, de 11 andares, construída sobre a Casa Bandeirista.
Erguido em uma região onde são raros os escritórios disponíveis, o novo edifício  já atraiu empresas que possuíam sede na própria Avenida Faria Lima, como o BTG Pactual, o BVA e a Tecnisa. Além delas, a Google também se instalará na torre B.


Prédio inteligente
O espaço foi pensado para mostrar requinte desde o lobby de entrada, que tem piso de mármore branco e detalhes em preto. Quem entra pela torre B ou Sul, vê um espelho d'água que vai até a área que deve receber uma unidade do Restaurante Fasano. Uma "sala" do restaurante a céu aberto permitirá que o cliente, ao se sentar, fique no mesmo nível do espelho d'água. Na torre A ou Norte, a estrutura é a mesma, mas ao fundo ficará um café com teto-verde que funcionará, na prática, como um jardim. A entrada em cada um dos andares também recebeu acabamento em mármore.

(Foto: Flávio Moraes/G1)
O Pátio Victor Malzoni conseguiu atingir o mais alto padrão de escritórios para locação - o conceituado Triple A - e também ganhou a certificação Leed, principal selo de construção sustentável. O empreendimento foi projetado para evitar desperdício de água e conta com moderno sistema que permite tratamento e reutilização de 200 metros cúbicos de água das chuvas, utilizada nos lavatórios.
Os vidros espelhados, além da questão estética, contribuem para evitar a entrada de calor e, dessa forma, reduzir o desperdício de energia elétrica com ar condicionado. Luminárias de alta eficiência e escadas rolantes inteligentes também contribuem para redução de gastos. De olho no futuro, o estacionamento reservou vagas para um bicicletário. Parte dos espaços conta ainda com tomadas para recarregar carros elétricos.
A sofisticação tecnológica deve ser acompanhada pela qualidade dos serviços. Quem optar por ir ao trabalho de bicicleta poderá utilizar um vestiário com chuveiros e até um serviço de aluguel de toalhas. O empreendimento também inova ao levar o concierge, um profissional do ramo de hotelaria, para o hall de entrada. A função dele será conseguir solução para demandas do dia-a-dia dos executivos, como chamar táxi ou helicóptero, dar dicas de compras ou até mesmo adquirir presente caso eles não tenham tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enriquecer o blog com seu comentário e opinião.