domingo, 31 de março de 2013

São Paulo inova com moderno monotrilho

Modal inédito no País chama a atenção pela velocidade executiva e precisão milimétrica das vias e estações elevadas
 
Monotrilho em exposição

A cidade de São Paulo, em especial a zona leste, ganhará ainda este ano, um moderno monotrilho. Será o monotrilho com maior capacidade de transporte do Mundo. Serão 54 trens, com capacidade para transportar até mil passageiros por composição, sendo 48 mil passageiros por hora e mais de meio milhão de pessoas por dia. Com isso, os paulistanos irão fazer em 50 minutos, um trajeto que levavam mais de 2 horas pra cumprido.
O novo sistema modal elevado e segregado do viário é único no Brasil e foi determinante para a escolha, pois possibilita a minimização do impacto da ocupação do viário, uma vez que o mesmo é elevado sobre os canteiros das avenidas, ficando a 15 metros de altura do chão, o que reduz a sombra no solo. Antes de escolher o referido sistema, o Governo de São Paulo, avaliou a opção dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), que foi descartado, pois demandaria a construção de uma canaleta, ocupando uma faixa do viário, semelhante com a que está sendo construída em Belém com o BRT, que detém a metade da capacidade de transporte que o monotrilho.


Além da integração urbanística ao entorno, exigências ambientais envolvem
a implantação de ciclovia ao longo dos 24,5 km do trajeto e bicicletários em todas as estações

Além do custo do monotrilho é 50% a 60% de uma linha de metrô, o novo sistema tem um grande diferencial do ponto de vista da engenharia é a adaptabilidade ao viário. O monotrilho permite vencer curvas acentuadas de até 45 m de raio, acompanhando o desenho do viário, o que seria impossível com trens convencionais.
Monotrilho elevado
Como parte das exigências para licenciamento ambiental, o projeto prevê tratamento paisagístico – com plantio de árvores que integrarão o processo de reurbanização das avenidas por onde o monotrilho passará – e a implantação de ciclovia ao longo dos 24,5 km de extensão das vias e de bicicletários com capacidade para 50 bicicletas em cada estação.
Além de tudo isso, o monotrilho é ecologicamente correto, é movido a eletricidade, logo não polui e não emite ruídos.

Ficha Técnica
Extensão: 24,5 km (podendo chegar a 26,5 km)
Número de estações: 17 (podendo chegar a 18) e dois pátios de estacionamento e manutenção de trens
Quantidade de trens: 54, com sete carros cada e capacidade de transportar mil passageiros cada
Intervalo entre trens: 90 segundos
Velocidade média comercial: 35 km/h
Velocidade máxima: 80 km/h
Capacidade de atendimento: 500 mil passageiros por dia

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