terça-feira, 17 de setembro de 2013

A Torre Eiffel da Amazônia...

Já imaginaram uma torre de 295 metros de altura, no meio do Rio Amazonas e que perde em altura para Torre Eiffel por apenas 5 metros? Pois é, ela não é um conto amazônico, não. Ela existe! Fica situada na Ilha de Juruparí, em pleno Rio Amazonas e faz parte do linhão recém inaugurado que liga Tucuruí / Manaus / Macapá. De tão alta, para sua manutenção, é utilizado um elevador.
O referido linhão, em sua parte que é constituído por dois circuitos de 500 mil volts e que sai da hidrelétrica de Tucuruí. 


Sem dúvida nenhuma, a construção desse sistema de transmissão de energia elétrica é um orgulho para a engenharia brasileira, pela sua extensão, que supera dois mil quilômetros, e principalmente, pelos desafios enfrentados, como as travessias dos rios Amazonas e Trombetas, cujas torres, pelas estruturas montadas, por certo devem figurar dentre as chamadas maravilhas modernas da engenharia.
É importante ressaltar, que nessa gigantesca obra não há nenhum centavo do Tesouro Nacional, muito pelo contrário, a União ganhou “bônus” a quando da realização do leilão de concessão dessas linhas de transmissão que, a rigor, foram implantadas com recursos da iniciativa privada.
(Fonte: Secretaria Extraordinária para Assuntos de Energia do Estado do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por enriquecer o blog com seu comentário e opinião.